Organização X Arrumação | 5 Passos para você começar a organizar sua casa hoje mesmo!

Uma das situações comuns que encontro é: "Sempre arrumo meu armário mas logo,  já está tudo fora do lugar" ou "Nunca encontro o que preciso"...

Bem, provavelmente você está arrumando ao invés de organizar. Se procurarmos a descrição básica num dicionário da Língua Portuguesa, organização e arrumação identificamos que são sinônimos. Mas o conceito vem do profissional que surgiu nos EUA denominado Personal Organizer = Organize, que quando utilizamos na língua original estamos falando de algo planejado que dispensa maior tempo e critério.

Voltando para nossa realidade, a arrumação tem o objetivo de guardar as coisas. Quando falamos de organização, estamos tratando de um projeto que tem planejamento, estudo e técnicas. Não é simplesmente guardar o que está jogado mas sim buscar soluções que otimizem espaço e tempo.

E isto vale para tudo, desde nossas bolsas que vivem cheias de coisas que não usamos (sim! uma em cada três mulheres carregam objetos que não usam ou não lembravam que tinham na bolsa ou carteira...), armários, despensas, depósitos, escritório, enfim...

E aquela regrinha do “não usa joga fora”, não é bem assim...

Você pode não usar aquele remédio para febre do seu filho a todo momento, mas certamente você irá querer ter “a mão” em casa para uma emergência, ou aquela champanheira que salva você nas festas do fim de ano e que você adoooooora...bem não precisa se desfazer dela, o importante é saber qual o espaço cada coisa deve ocupar.

Se você não pode contar com ajuda profissional, mas quer organizar melhor algum ambiente, seguem 5 PASSOS para ajudar você a se planejar e enfim, começar a sua organização:

  1. CONHECER o que se tem. Saber o que você guarda é o primeiro passo. Olhe, mexa, abra, veja tudo o que você tem e já faça um mapa mental, ou anote mesmo numa folha de papel.
  2. ENTENDER a função do que se tem. Não é simplesmente saber o que é útil ou não. Existem pertences que temos apego emocional e não queremos nos desfazer. O importante é entender o papel de cada coisa. E sim, desapegar do que não tem sentido.
  3. CLASSIFICAR mantendo itens semelhantes juntos. Com isso fica muito mais fácil organizar e localizar quando necessário.
  4. SIMPLIFICAR ou facilitar a organização. E aqui temos sim uma regra que serve para tudo: Deixar mais fácil, o que devemos ter acesso mais rápido! Não é só o que usamos sempre e sim o que precisamos acessar de forma mais ágil.
  5. OTIMIZAR os espaços. Utilizar organizadores sim, desde que sejam realmente úteis. Comprar caixas e caixas não fará sua casa mais organizada. Aproveite itens que você já tem como caixas de sapato, pastas, embalagens e só compre o necessário. (Veja no Post "Dicas de Organizadores")

E depois é só aproveitar! Com organização, você ganhará tempo e lá no fundo aquela satisfação de ter tudo em ordem e sempre a mão! 🙂

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *