Desapego: O grande amigo da organização

Bagunça por definição significa falta de ordem, confusão, desorganização. Sabemos definir o que é e conseguimos percebe-la em nosso dia a dia. Mas para nos livrarmos dela precisamos dedicar algum tempo desapegando de coisas que ocupam espaço, nos incomodam e não fazem sentido

Desapegar não é um processo fácil pois nossa mente nos coloca desculpas o tempo todo para não realizarmos este processo. 

Veja na ilustração abaixo as principais categorias de objetos que acumulamos:

Estes são somente alguns objetos mais comuns e tenho certeza que alguns deles, você já deve ter identificado em sua residência. Não é o fato de ter estes objetos, mas sim de que a maioria deles não fazem mais sentido para nós e não nos proporcionam mais a satisfação ou a alegria de quando adquirimos.

Ter coisas demais, é uma das principais causas da bagunça e desorganização, e dificilmente, você conseguirá organizar sua vida se normalmente você utiliza desculpas para desapegar do que você tem. A bagunça não surge sozinha (apesar de às vezes, parecer que ela tem vida própria…); são as pessoas que utilizam o ambiente que fazem a bagunça.

Não seria maravilhoso você só ter o que realmente gosta? Então porque você fica se torturando com coisas que não fazem mais sentido na sua vida?

Como já mencionei no poste sobre organização x arrumação… organizar é ver e entender o que se tem, o que faz sentido, decidir se irá desfazer de algo, e se não, decidir o melhor lugar para guarda-lo. Mas NÃO EXISTE ORGANIZAÇÃO SEM DESAPEGO. Apenas para conhecimento, de modo geral, “…usamos 20% do que está em nosso armário durante 80% do tempo” (Thomas, Geralin, 2016, pág.23). Na maior parte das vezes, escolhemos o que mais gostamos para nos vestir, então qual o sentido de ter algo que não gostamos ou nunca é nossa primeira opção? Algo que todos os dias olhamos e nos incomoda? E ainda, ocupam um espaço considerável em nossa casa?

Não é fácil, é uma mudança de comportamento, um novo estilo de vida; por isso muitas vezes, recorrer a um profissional de organização agiliza este processo e faz com que ele seja muito mais produtivo.

Lembre-se de que a organização é um meio, não é o fim. O fim que buscamos é desocuparmos nossas mentes com o que nos incomoda para podermos nos dedicar a questões mais importantes de nossas vidas. É ficarmos satisfeitos desde a porta de entrada de nossas casas até o momento que colocamos a cabeça no travesseiro. Nosso lar é muito importante para ocuparmos com coisas que não fazem sentido, não é mesmo?

Então vamos lá… DESAPEGA!!

 


Se você não sabe qual destino dar aos os objetos e roupas que você não quer mais e que estão em bom estado, veja abaixo algumas instituições que recebem doações e algumas até retiram no local. 

http://www.exercitodoacoes.org.br  Doações de roupas, livros, brinquedos, móveis em bom estado, sapatos e outros objetos. (São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Joinville, Osasco, Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Barueri, Santos e São Vicente)

Casas André Luiz –  Para doar móveis, roupas, objetos ou eletroeletrônicos. (Grande São Paulo, Região de Campinas e Sorocaba).

Casa HOPE (Apoio a criança com com câncer) – doações de produtos, roupas, etc (São Paulo)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *