Você tem centenas de fotos? Veja dicas de como organizar suas fotos digitais e impressas.

O número de fotografias digitais que acumulamos hoje em dia é enorme. Organizar, selecionar, armazenar com segurança é uma tarefa difícil e nem sempre consideramos a importância que elas têm e principalmente terão. São lembranças de momentos importantes ou pelo menos deveriam ser, afinal porque guarda-las?

As fotos tiradas no mundo atualmente, chegam na casa de trilhões e você faz parte deste número, porque provavelmente deve ter centenas de fotos em seu computador, tablet, celular e/ou outros dispositivos.

Fato é, quantas vezes você reviu estas fotos? Você tem prazer em passar por todas elas para relembrar momentos? Provavelmente você não saberá responder porque não são todas as fotos que são realmente boas ou importantes. Este é o primeiro problema, armazenamos fotos que não são boas, não selecionamos e acabamos guardando fotos sem foco, escuras onde não conseguimos ver nada, enfim, fotos que muitas vezes não fazem sentido e por isso, não nos motiva revê-las.

Este artigo tem o intuito de ajudar a melhorar este armazenamento pois fotos são importantes, contam histórias de nossa vida e armazená-las adequadamente garantirá que no futuro as memórias não sejam perdidas.

Vamos começar com o primeiro passo...

FOTOGRAFANDO

  1. Tenha calma, focalize o que quer fotografar1, procure dicas para fazer uma boa foto.
  2. Assim que tirar as fotos já faça uma revisão, se a foto não ficou boa, apague-a. Dependendo da situação se você acha que isto fará você perder tempo, faço isso tão logo você consiga.

ARMAZENANDO

Parte I – Fotos Impressas

  1. Junte todas as suas fotos que não estejam em álbuns.
  2. Classifique suas fotos. Mantenha as que significam algo para você, são boas ou contam uma história. Elimine as que estão desfocadas, fora de foco, desfavoráveis, ou você simplesmente não reconhece ninguém na foto ou não tem mais significado. Muitas pessoas ficam surpresas com a quantidade de fotos que não tem significado mais ou nem sabem do que se tratam.
  3. Entenda como você quer armazenar: Ordem cronológica, por eventos, por pessoas. Enfim, minha sugestão é iniciar pela ordem cronológica ou eventos e colocar em ordem internamente. Isto dependerá muito das fotos que você possui.
  4. Defina o local: agora que você já classificou consegue definir o melhor local para armazenar. Álbuns, caixas, o importante é você considerar o acesso as fotos e quanto você quer investir nesse armazenamento. Se for em caixas, escolha as de qualidade e separe as fotos como fichário. Fotos muito antigas é interessante para conservação, separar com um papel de seda, por exemplo. Se você decidiu guardar estas fotos é porque elas são importantes e contam histórias de sua vida ou sua família. Armazene-as com cuidado.
  5. Se você preferir para garantir que estas imagens não se percam você pode optar em digitaliza-las. Esta é uma forma de armazena-las e também dividir imagens importantes com outros membros de sua família.

Parte II – Fotos Digitais

Estima-se que no último ano cerca de 1,3 trilhão de fotos digitais seriam tiradas em todo o mundo, sendo que 85% das fotos provêm de smartphones.

https://www.statista.com/chart/10913/number-of-photos-taken-worldwide/

Fato é que não nos preparamos para este “Boom Fotográfico” e acabamos desde o início cometendo erros que nos levaram a ter centenas de fotos desorganizadas.

Encontramos aqui três grandes questões:

 

  • Armazenamos todas as fotos sem selecionar. Salvamos fotos desfocadas, repetidas e sem critério.
  • A quantidade é enorme, pois a facilidade de armazenamento não nos limita até certo ponto.
  • Normalmente temos imagens de 2 a 5 dispositivos diferentes e várias fontes considerando imagens que salvamos das redes sociais.

Vamos tentar ajuda-lo para que você não se torne um acumulador digital.

  1. Assim que fizer o registro ou o mais breve possível já selecione e descarte as fotos repetidas e que não estão boas.
  2. Utilize serviços de armazenamento, não corra o risco de perder seus melhores momentos.Muitos dos serviços de armazenamento possibilitam edição e armazenamento organizado por geolocalização, reconhecimento facial e até de objetos. Se você está viajando ou para aquele momento único, vale muito a pena enviar suas imagens para a nuvem. Alguns serviços de armazenamento: iCloud, Google Fotos, Flickr, Dropbox/ Carousel, Amazon Cloud Drive, etc.2
  3. Apesar dos serviços de armazenamento serem muito atrativos ainda existem pontos que dificultam seu uso, como a familiaridade com a tecnologia, insegurança, o limite de tamanho e armazenamento, salvamento automático, custo em alguns casos, etc.
  4. Então, se você optou em manter suas fotos em outros locais armazene-as de forma organizada. Classifique da forma que faz sentido para você. Seja em ordem cronológica ou por eventos, o importante é armazena-las organizadas para que você tenha acesso fácil. E não se esqueça, backup é fundamental!

Para você conseguir selecionar adequadamente é importante agrupar todas as suas fotos em um mesmo local assim você poderá apagar fotos repetidas e que não ficaram boas. Se você tiver feito uma seleção prévia, antes de salvar as fotos importantes, o trabalho de classificação será mais fácil e segue conforme sua preferência; isto é, você poderá salvar por ano e as pastas dentro deste ano ou pastas por eventos. Isto é muito particular e dependerá da sua história, isto é, seus eventos.

E O QUE FAZER COM AS CENTENAS DE FOTOS QUE TENHO ARMAZENADAS?

Em 2006 a Nikon deixou de fabricar a maioria dos modelos de câmera fotográfica analógica para focar no mercado digital que estava em total evolução, enquanto o conceito de nuvem nascia nos anos 2000 e ainda não havia atingido o grande público.

Fato é, você como milhões de pessoas tem centenas de fotos armazenadas em CD´s, HD´s e outros. Organizar tudo isso não é um processo fácil porque provavelmente você tem muitas fotos repetidas e que não são boas. Primeiro você poderá usar ferramentas como o Easy Similar Image Finder (Windows e Mac), Remove Master (IPhone), Duplicate Cleaner ( Windows), para eliminar  arquivos repetidos.

Feito isso você terá que verificar suas fotos e classifica-las. Felizmente você pode contar com a cronologia para fazer um primeiro filtro. Outro aplicativo que também poderá ajudar é o SmartDeblur que permite aplicar foco a qualquer imagem fortemente borrada. O resultado não é dos melhores, mas se for uma foto única e excepcional, vale a pena.

http://smartdeblur.net

Você poderá armazenar suas fotos em CDs e DVDs apesar de não sabermos até quando estas mídias estarão disponíveis (opte por mídias graváveis e não regraváveis e de boa qualidade), HD´s externos, Pen-drives, etc

De qualquer forma, recomendo que você tenha sempre um backup na nuvem ou você sempre terá que armazenar em mais de um local.

Mantenha as fotos que significam algo para você, que contam uma história ou representem um momento importante. E elimine (sei que é difícil) as que estão muito fora de foco, desfavoráveis, com pessoas e coisas que não fazem mais sentido guardar.

Você ficará surpreso com quantas fotos você irá eliminar. E quem sabe agora, poderá apreciar  e aproveitar melhor as fotos que ficaram.

E lembre-se desde o momento do registro: mais vale uma única foto perfeita do que várias fotos inúteis.


E se você não tem tempo ou facilidade para organizar suas fotos você pode contar com um serviço de Photo Organizer, um profissional relativamente novo no Brasil mas que existe desde 2007 nos EUA.

Para mais detalhes entre em contato conosco.

 


Para saber mais:

13 Dicas Para Tirar Fotos Melhores Com O Celular (Olhar Digital)  

8 Melhores Serviços Para Você Guardar Arquivos (TECMUNDO)

10 Ferramentas Para Organização de Fotos (Inglês)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *